sábado, 29 de maio de 2010

Menorca


Para começar este blog escolhi falar de uma ilha paradisíaca e encantadora que faz parte das ilhas baleares, Maiorca, Menorca e Ibiza. Menorca é a menor delas e a mais sossegada. De ponta aponta faz 48 kilômetros repletos de belas Calas (prainhas), enseadas tranquilas e uma natureza estonteante.

A história de Menorca é uma sucessão de invasões. É um facto que não deixa de ser lógico, pois a ilha situa-se num lugar estratégico tanto militar como comercialmente.
Menorca recebeu a visita dos comerciantes fenícios e gregos, e a primera conquista militar foi dos cartaginenses, que fundaram as cidades de Jamma (actual Ciutadella) e Maghen (actual Mahón).
Os romanos, comandados por Quinto Cecilio Metelo, conquistaram as Baleares no ano de 123 AC, dando a denominação de Balearis Minor ou Minórica (actual Menorca). Da época da colonização romana foi encontrado um mosaico na Isla del Rey, no porto de Mahón. Também se encontraram estátuas de bronze, objectos de adorno e abundante cerámica.
A ocupação da illa pelos árabes aconteceu por volta do início século X. Quatro séculos de domínio muçulmano deixaram em Menorca uma profunda marca. Não apenas naa toponímia (Binibeca, Binisafulla, Alcaufar e Cala Galdana), como também na fixação de cavalos, vestígios arqueológicos como o Castelo de Santa Agueda, e fascinantes lendas que foram transmitidas oralmente de geração em geração.
No ano de 1287 Alfonso III conquistou Menorca para a coroa de Aragão, exterminando a população de religião muçulmana, substituíndo-a por colonos catalães e maiorquinos.
Um dos acontecimentos mais trágicos da história de Menorca aconteceu no século XVI, com o saque de Mahón em 1535, pelo pirata turco Barbarroja, e o saque de Ciutadella por Piali, também pirata turco, em 1558. No dia 9 de Julho de 1558, os assaltantes conseguiram abrir uma brecha nas muralhas de Ciutadella. A matança e a destrução da cidade está reconhecida num documento chamado "Acta de Constantinopla". Mais de 3.500 de habitantes foram tornados escravos.
Franceses e ingleses alternaram o domínio da ilha desde da primera ocupação inglesa em 1708, até ao acordo do Tratado de Amiens em 1802, no qual a Grã-Bretanha devolve Menorca a Espanha. Os vários domínios deixaram evidentes marcas na arquitectura, linguagem e no carácter dos menorquinos. O forte de Marlborough, em Es Castell, ou a casa de Lady Hamilton, amante de Lord Nelson, são visitas recomendadas, assim como a fortaleza de La Mola (fortaleza de Isabel II) no porto de Mahón.

2 comentários:

Amalia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amalia disse...

Oi Vivi
Estou encantada com seu Blog. Parabéns!!! Merece ser visto
por muitas e muitas pessoas.
Tem lugares que eu jamais
pensava em conhecer na minha
vida e no entanto, agora com
seu Blog, dá vontade de
conhecer todas as "hermosas playas".
É impressionante a beleza do lugar. As praias espanholas
são magnifícias. Adorei a Cala Macarelleta, a Cala'n Bosch e
a Cala'n Turqueta. São lugares surreais e paradisíacos.
Você deve continuar postando
pois nos dá uma aula de
geografia e enche nossos olhos
com tanta beleza.Parabéns mais
uma vez!